Répteis
Classe Reptilia
Origem
Provavelmente evoluíram de anfíbios há mais de 350 M.A.A. Os primeiros répteis eram animais de pequeno porte, com o aspecto de um lagarto atual.
Classificação
Os répteis são divididos em quatro ordens: Squamata, Testudines, Crocodilia e Rhynchocephalia.
Exemplos
Serpentes, lagartos, anfisbenas, tartarugas, cágados, jabutis, crocodilos, jacarés, Tuataras, camaleões, dinossauros, etc.
Habitat
Os répteis só não estão na Antártica, pois o frio impede que esses animais consigam sobreviver. São terrestres na maioria, e só entram na água para se refrescar ou caçar. Mas há outros que podem passar a vida quase toda na água.
Características Gerais
Os répteis são os primeiros vertebrados a habitarem definitivamente o ambiente terrestre, são conhecidos por rastejarem, devido ao fato de terem os membros locomotores no mesmo plano do corpo, são ectotérmicos, dioicos, em maioria, ovíparos, mas podem ser ovovivíparos ou vivíparos, tem o corpo recoberto por grossa camada impermeável de queratina, pulmões eficientes nas trocas gasosas, ovo amniótico, e fecundação interna.
Revestimentos e Anexos Tegumentares
A pele dos répteis é constituída por epiderme e derme. A epiderme é espessa e altamente queratinizada, impermeável, seca, sem glândulas, revestida por escamas epidérmicas (cobras e lagartos), por placas córneas (crocodilos e jacarés) ou ainda por placas ósseas (tartarugas), formando uma carapaça que protege o animal contra a desidratação.
Sistema Digestório
É completo e composto por: esôfago, estômago, intestino delgado, fígado, pâncreas, intestino grosso, cloaca. A maioria dos répteis é carnívora, mas há espécies herbívoras.
Sistema de Sustentação
Apresentam endoesqueleto ósseo e colune vertebral com maior número de vértebras do que os anfíbios. Possuem escamas ou placas córneas que conferem proteção ao animal, as quais podem estar fundidas ao esqueleto formando uma carapaça.
Sistema de Locomoção
A