RRPP e Responsabilidade Social
CENTRO DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E ARTES
CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS
Alexandre Magnus de Freitas Filho
Lucas Lira Pessoa
Stênyo Monteiro
Ewerton Santos
Isaac Moura
Relações Públicas e Responsabilidade Social
JOÃO PESSOA
2012
Introdução: Quando se fala em responsabilidade social das empresas acreditamos que é uma nova ideia, o que não é , Edward Bernays um dos pioneiros na área de relações publica, defendia que para a pratica correta e eficiente do RP sua base encontra-se nas ciências sociais e na sociedade democrática. Este trabalho estuda A Relações Publicas e responsabilidade social, divididos em três tópicos: responsabilidade social, cidadania empresarial, e ralações publicam e o terceiro setor. As empresas ou organizações confundem filantropia com compromisso social, filantropia é uma doação, e compromisso social se trata de ações integradas que exige maior comprometimento, a responsabilidade do RP é de certa forma instruir as organizações que necessitam de uma melhor visibilidade da sociedade integração a projetos sociais de forma honesta dentro e fora da empresa.
O termo responsabilidade social
O termo responsabilidade social, que hoje tem grande importância no contexto das organizações, já foi objeto de estudo de vários autores em décadas passadas. Como por exemplo, Burt Scanlan, em 1979, que escreveu que:
‘’A responsabilidade social pode ser definida como uma obrigação da parte da empresa para com a sociedade. Tais obrigações podem ser muito complexas e estão em debate contínuo atualmente. As obrigações podem ser: serviço comunitário e governamental, doações – educacionais e filantrópicas ou controle ambiental. ’’
Com isso, o autor deixou subentendido duas coisas: a complexidade do assunto, e a necessidade de debate nesse contexto. Na mesma época, Richard Eels afirmou que:
‘’A sujeição da responsabilidade social por parte da empresa poderá fazê-la incorrer em