A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NA COMUNICAÇÃO INTEGRADA
*Por Daniela de Oliveira Domingos
No presente artigo, irei deter as informações acerca do papel do profissional de Relações Públicas em uma comunicação integrada. Primeiramente definindo o conceito de Assessoria de Comunicação, para depois adentrar no tema proposto no artigo.
Atualmente, a empresa moderna tem diversos meios para se comunicar com a sociedade, e uma das mais hábeis é a Assessoria de Comunicação, que funciona como um termômetro da organização. Na definição do jornalista Sílvio Vieira, Assessoria de Comunicação é “a estrutura ou organização setorial que serve para aprimorar o fluxo de comunicação interna e externa de uma organização, quer seja pública ou privada” (VIEIRA, 2003, p. 18).
Já para Boanerges Lopes, a Assessoria de Comunicação é “um serviço especializado, que busca permanentemente o aprimoramento dos fluxos de comunicação no interior das organizações e perante a opinião pública” (LOPES, 1995, p. 9). Ela coordena atividades de comunicação, definindo estratégias e ações com um planejamento prévio, para um público-alvo. Suas atribuições básicas são:
Facilitar o acesso dos grupos externos às realizações de uma empresa ou instituição, por meio de uma linguagem simples e organizada, mediada pelos meios de comunicação, além de promover a integração e a satisfação de segmentos internos que convivem e sustentam essas duas estruturas organizacionais (LOPES, 1995, p. 9).
_______________________________________________________________
*Bacharel em Comunicação Social - Hab. em Jornalismo pela Universidade Tiradentes e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é pós-graduanda em Comunicação, Marketing e Assessoria de Imprensa.
Uma comunicação integrada engloba profissionais de três áreas, que possuem deveres diferentes, mas trabalham em conjunto, com funções que interagem entre si: Relações Públicas, Publicidade e Propaganda