Rousseau
Felipe Lellis de Souza
Vida e Obra de Rousseau
Jean-Jacques Rousseau nasceu em 1712 na cidade de Genebra na Suíça e morreu em 1778 em Ermenoville na França. Ao longo de sua vida produziu memoráveis obras filosóficas e teórico-políticas. A principal obra de filosofia política escrita por Rousseau foi O Contrato Social, obra em que o autor remonta a humanidade ao seu “estado de natureza" para descrever as origens da organização social. Rompendo com a concepção contratualista de que o homem é mau por natureza, Rousseau apresenta uma concepção romântica da natureza humana. De acordo com o autor, em seu estado original o ser humano esta em convivência intima com a natureza e exibem condolência natural pelos outros. Segundo Rousseau a sociedade criada de maneira ineficiente pelo homem é que gera a desigualdade, quando o homem em seu desenvolvimento se deixa corromper pela razão, sufocando o seu sentimento natural de compaixão.
Rousseau concebe um modo de organização social diferente, para ele, quando os indivíduos percebessem os benefícios da cooperação, a submissão á vontade geral da sociedade ocorreria de total comprometimento e satisfação.
A concepção de vontade geral não é simplesmente um emaranhado das vontades de cada indivíduo, contudo a afirmação do desejo de busca pelo bem comum da sociedade como um todo. A liberdade no sistema social apresentado por Rousseau, não se baseia no direito natural individual - concessão para realizar tudo o que se deseja -. A satisfação dos desejos não representa a liberdade , mas a escravização do individuo ás suas paixões. O conceito de liberdade para Rousseau esta relacionado à convivência sob a égide de regras sociais que melhor representam a vontade geral de uma sociedade em que cada indivíduo participa ativamente, conteúdo que melhor será abordado no corpo teórico do presente estudo.
Andrioli (2003) elucida que Rousseau concebe outro ordenamento politico na evolução social humanada. Semelhante