Mentalidade Maritima
A MENTALIDADE MARÍTIMA DO POVO BRASILEIRO
Thiago Cavalcante Lopes1
Filipe de Oliveira Lopes2
Guilherme Rezk Basílio3
“O século passado que alcançou as estrelas, descobriu também que o mar é fabulosamente rico. Mas não basta proclamar que estas riquezas são nossas para que elas o sejam.
Pois, ser nosso é ser conhecido por nós, é ser transformado por nós em riquezas humanas.”
Vice-Almirante Paulo de Castro Moreira da Silva
Resumo:
Este artigo tem como objetivo descrever a capacidade da nação brasileira em identificar no mar sua importância para formar uma mentalidade marítima nacional, com toda sua população ciente das potencialidades existentes e as formas de aproveita-las e preserva-las. O artigo constrói seu argumento através da exposição de todas as possibilidades de uso do mar territorial brasileiro, valendo da sua importância histórica e expressando o papel da Marinha do Brasil na formação desta mentalidade.
Palavras-chave: Mentalidade Marítima. Marinha do Brasil. Potencialidades. Formação.
1 Introdução:
Falar sobre mentalidade marítima é descrever a capacidade de uma nação em identificar no mar sua importância e potencialidades. Para isso, é necessário primeiramente descrever a real dimensão desse bem e sua importância para a humanidade.
Cerca de três quartos do mundo são cobertos por oceanos que somados significam cerca de 97% de toda a água existente no planeta. A maior parte do comércio mundial é feito através dos oceanos, sem contar que grande parte da população no Brasil e no mundo viverem na área litorânea ou muito próxima a ela.
1
Aspirante do Corpo da Armada, cursando o terceiro ano da habilitação em Máquinas, na Escola Naval
Brasileira. Email: cavalcante02@hotmail.com
2
Aspirante do Corpo da Armada, cursando o terceiro ano da habilitação em Máquinas, na Escola Naval
Brasileira. Email: filipeolopes@yahoo.com.br
3
Aspirante do Corpo da Armada, cursando o terceiro ano da habilitação em Máquinas, na Escola Naval
Brasileira. Email: