Documento
(P.15) O autor têm uma posição oposta a esse tipo de pensamento. A cada passo, na passagem do Brasil Colônia para o Brasil independente, na passagem da Monarquia para a República etc, ele procurou mostrar, que em meio a continuidade e acomodação, o país muda, seja no plano socioeconômico, político ou em ambos.
Este livro dá uma atenção maior ao período que vai de fins do século XIX aos dias de hoje. Não porque este período seja mais importante, mas pelo fato de estar mais presente na memória das pessoas.
(P.17) Cap. 1: As Causas da Expansão Marítima e a Chegada dos Portugueses ao Brasil.
(P.19) Desde cedo aprendemos que o Brasil foi descoberto em 1500 por Pedro Alvares Cabral. Esse fato constitui somente um dos episódios da expansão marítima portuguesa iniciada no século XV. Para entendê-la devemos começar com as transformações ocorridas na Europa Ocidental a partir do ano de 1150. Quando a Europa, nascida das ruínas de Roma e da presença dos bárbaros, começou pouco a pouco a se modificar, pela expansão da agricultura e do comércio.
Esta Europa era uma região extremamente rural, onde as cidades haviam regredido muito. O poder político estava fragmentado e descentralizado, apesar do mito do Império Romano ainda proporcionar certa coerência cultural e legal.
A expansão Agrícola ocorreu graças à abertura de novas regiões cultivadas, derrubada de florestas, drenagem de pântanos e o incentivo da expansão comercial. Que resultou de vários fatores,