O brasil colonial 1500-1822
A Expansão Marítima Portuguesa deu inicio no século XV. Começou com as transformações ocorridas na Europa Ocidental em torno de 1150 com a presença dos chamados povos Bárbaros, começou então as modificações causadas pela expansão da agricultura e do comercio.
As cidades iam diminuindo e as trocas econômica diminuindo muito, mas desaparecendo completamente.
Com a expansão agrícola as florestas foram devastadas e os pântanos secaram, que deu origem a abertura de novas regiões de cultivo, aumentando os produtos agrícolas que não eram possível a troca.
Com o crescimento das cidades que se formava em ilhas de relativa liberdade onde iam se reunindo artesões, comerciante e antigos servos que tentavam encontrar uma vida alternativa fugindo dos campos.
No século XIII, foram-se definindo por uma serie de batalhas, algumas fronteiras como a: Europa, França, Espanha e Inglaterra, até hoje não se modificou, devido as fronteiras deu inicio a uma organização política centralizada, onde a figura que dominava era:
Principe – A burocracia em que se apoiava tomaram contornos próprios, que jamais se confundiam com os grupos sociais mesmo os de mais privilégios como a nobreza.
E com isto deu inicio a varias expansões como: - Expansão Geográfica - Expansão Maritima
No inicio do século XIV houve uma exploração dos camponeses, o que provocou várias rebeliões ao longo dos anos.
A nobreza dividiu-se internamente em uma serie de guerras.
Houve um declínio das populações poucos alimentos, epidemias como a peste negra.
Onde as terras ocupadas por camponeses foram abandonadas e aldeias desapareceram, foi conseqüência da crise como reagrupamento de terras por parte de grandes senhores que usaram a sua exploração comercial, em novos moldes.
A experiência comercial foi facilitada pelo envolvimento econômico de Portugal com o mundo Islâmico do mediterâneo, houve um avanço de trocas e utilização da moeda como