Guia História do Brasil
Dividida em 4 períodos, de acordo com seu tipo de governo
A) Período Pré-Cabralino (antes de 1500): Povoamento e vida das diversas nações indígenas que ocupavam e ocupam o Brasil.
Principais troncos linguísticos: TUPI (tupi-guarani, Juruna, Tuparí, Arikem, Awetí, etc) e MACRO-JÊ (Bororó, Karajá, Krenak, Jê, entre outros) (Jê – kaingang, xokleng, xavante, xerente, kayapo). Muitos eram nômades, guerreiros. Crença guarani na “terra sem males”.
B) Período Colonial (1500 a 1822): Período da colonização do Brasil por Portugal para fins de extração de pau-brasil e plantação de cana-de-açúcar. O governo do Brasil era a Coroa Portuguesa (reis portugueses).
Grandes Navegações, Descobrimentos, Tratado de Tordesilhas. Colonização: extração do pau-brasil e plantação de cana-de-açúcar (plantation). Escravidão indígena e tráfico de escravos africanos. Missões jesuíticas. União ibérica e invasões holandesas. Revoltas e conjurações coloniais: Revolta de Beckam, Quilombo dos Palmares, Revolta dos Mascates.
Bandeirantes, Mineração; Guerra dos Emboabas, Expansão das fronteiras, Derrama, Conjuração Mineira (Tiradentes), Conjuração Carioca, Conjuração Baiana.
Economia: CICLO DO AÇÚCAR; CICLO DO OURO
C) Período do Império (1822 a 1889): O Brasil se torna independente de Portugal e passa a ter seu próprio governo. Neste período, o governo ainda é formado por NOBRES, sendo uma continuação da família real portuguesa (Imperador Dom Pedro I, Imperador Dom Pedro II e regentes). É apenas no final do Império que o Brasil acaba com o trabalho escravo.
Processo de Independência, Primeiro Reinado, Período Regencial, Segundo Reinado.
Revoltas no Império: Confederação do Equador, Guerra da Cisplatina, Cabanagem, Revolução Farroupilha, Revolta dos Malês, Sabinada, Balaiada, Guerra do Paraguai, Revolução Praieira.
Imigrações japonesa, italiana, germânicas.
Processo de abolição da escravidão.
Golpe militar e Proclamação da