O Nascimento da Sociologia
Resposta: O renascimento teve origem na Itália. Mas por que na Itália? Bom, essa cidade foi muito apta ao comércio, e com o passar do tempo, o capital desse comércio foi acumulando. Os donos de todo esse dinheiro investiram na cultura, dizemos que eles aprenderam a apreciar o belo, e como tinham muito dinheiro disponível, eles passaram a patrocinar os artistas, que antes não tinham condições nenhum tipo de apoio. Dessa forma foram surgindo muitas manifestações artísticas, os comerciantes não patrocinaram apenas os artesãos, mas também os intelectuais, que foram muito importante em suas descobertas, o maior nome desses artistas e intelectuais é Leonardo da Vinci, além de grande pintor é também um grande engenheiro, que previa a construção de grandes tecnologias, tais como: taque de guerra, carros e outros. Aí que surgiu a imprensa, uma grande demonstração da mudança de mentalidade, agora o povo mantinha-se informado.
Não havia hora melhor para a expansão marítima, pois a Itália dispunha de um grande capital, intelectuais com ótimos projetos e uma mentalidade nova, moderna que visava conquistar o mundo.
2. O que significa dizer que a sociedade feudal era estamental ?
Resposta: Dizer que a sociedade feudal era estamental é dizer que ela não permitia que os indivíduos não podiam mudar de classe social, ou seja se você nasceu servo, você morria servo, se nascia senhor feudal, morria senhor feudal. A única mudança possível é o nobre que vira parte do clero, mas na prática isso não impactava as estruturas da sociedade medieval.
Existiam apenas três classes sociais na Idade Média: Nobre (função de guerrear), Clero (função de rezar) e servos (função de trabalhar).
A organização responsável por manter essa estrutura é