sentença
Matéria: Ciência Política e Teoria Geral do Estado
Atividade Sobre o Livro “O PRINCIPE”, de Maquiavel
Resposta Questão nº 1
Quando o objetivo era alcançar a graça de um príncipe, na maioria das vezes eram entregue-lhes presentes caros como armas, cavalos, tecidos bordados a ouro e pedras preciosas. Porém para Maquiavel isto não era considerado algo caro e digno de grandeza, por isso para Lorenzo de Médici, Maquiavel ofereceu como presente seu testemunho, sua faculdade de poder, sua obra, sua longa experiência com relação as coisas modernas e uma continua leitura das antigas ambas reduzidas em um pequeno volume, pois isto para ele era o que tinha de mais caro a oferecer.
Resposta Questão nº2
Maquiavel oferece como sugestão aos príncipes, para governar cidades e territórios conquistados, três conselhos: o primeiro destruí-los; o segundo habitar pessoalmente o lugar e o terceiro deixá-los viver com suas leis, arrecadando um tributo e criando em seu interior um governo de poucos, mantendo-se um Estado amigo do povo e dos militares.
Resposta Questão nº 3
Este conselho não só cabe aos governantes atuais como para toda a sociedade, porque somos nós as grandes vitimas desta pratica, que ocorre a todo instante.Um grande exemplo na política atual é nos casos de mensalão, dinheiro na cueca, escândalos praticados por governantes, ou seus assessores, que ficam por determinado período na cabeça das pessoas. Porém, ai surge a bolsa família, aumento de salário, novas rodovias, aeroportos, em que começam a realizar aos poucos o desejo da população, conforme as necessidades de cada estado fazendo com que esses “casos” saem da cabeça da sociedade, e se surpreendam com a atitude dos governantes.
Resposta Questão nº 4
Segundo Maquiavel, o príncipe tem que ser hábil e pensar de uma maneira com que faça que os cidadãos necessitem do mesmo, pois assim terá a fidelidade que tanto deseja, porque as pessoas que