O nascimento da Sociologia
1. HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA: PRESSUPOSTOS, ORIGEM E DESENVOLVIMENTO
Para compreender como a Sociologia nasceu e se desenvolveu devemos analisar as transformações que ocorreram a partir dos séculos XIV e XV, quando se iniciou uma grande transformação: a passagem da sociedade feudal para a sociedade capitalista, ou a passagem da sociedade medieval para a sociedade moderna. Para isso, vamos fazer uma pequena viagem histórica.
Em cada sociedade, em todos os tempos, os seres humanos elaboraram explicações próprias para as situações que viviam. Eram explicações religiosas, místicas (ou mitológicas), culturais, étnicas, etc. No século XIX, a busca de um outro tipo de explicação para os fenômenos da sociedade — a explicação científica — deu origem à Sociologia. Por que essa "nova ciência" teria surgido justamente nesse momento? Qual é o ponto de vista da Sociologia como ciência da sociedade?
Como podemos ver, pensar do ponto de vista das ciências sociais ou sociologicamente é analisar historicamente — e não como um objeto estático(parado) — a sociedade em que vivemos.
Podemos dizer que os indivíduos e grupos concebem(entendem) a sociedade em que vivem por meio de categorias do pensamento que emergem das tradições, do universo religioso, das raízes filosóficas e do conhecimento científico. Assim, vamos, a seguir, contextualizar o surgimento da Sociologia.
2.AS TRANSFORMAÇÕES NO OCIDENTE E AS NOVAS FORMAS DE PENSAR A SOCIEDADE
A Sociologia, no contexto do conhecimento científico, surgiu como um corpo de ideias a respeito do processo de constituição, consolidação e desenvolvimento da sociedade moderna. Ela é fruto da Revolução Industrial e é denominada "ciência da crise", porque procurou dar respostas às questões sociais impostas por essa revolução que, num primeiro momento, alterou a sociedade européia e, depois, o mundo todo. A Sociologia como "ciência da sociedade" não surgiu de repente, ou da reflexão de algum autor iluminado; ela é