FICHAMENTO DE RESUMO
Neidiana Duque Pereira
Autor
Boris Fausto
Obra
Historia do Brasil Ano: 2007
Curso
Historia do Brasil Colonial
Págs. 19
AS CAUSAS DA EXPANSÃO MARÍTIMA E A CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL:
Pag. 23
O gosto pela aventura: Fotografado por satélites, oferecido ao desfrute para pacotes de turismo. As chamadas regiões ignotas concentravam a imaginação dos povos europeus.
Pag. 25
O desenvolvimento das técnicas de navegação a nova mentalidade: Expansão marítima representou uma importante renovação das chamadas “técnicas de marear”, uma gradual mudança de mentalidade. No plano coletivo, o imaginário fantástico continuou a existir.
Pag. 26
A atração pelo ouro e pelas especiarias: ouro era utilizado como moeda confiável e empregado pelos aristocratas asiáticos, especiaria se explica pelos limites das técnicas de conservação existentes na época e também por hábitos alimentares. A Europa Ocidental da Idade Média foi “uma civilização carnívora”. Ouro e especiarias foram assim, bens muito procurados nos séculos XV e XVI.
Pag. 28
A ocupação da costa africana e as feitorias. A expansão metódica desenvolveu-se ao longo da costa ocidental africana e nas ilhas do Oceano Atlântico. A coroa organizou o comercio africano, estabelecendo o monopólio real sobre as transações com ouro.
Pag. 29
A ocupação das ilhas do Atlântico: O cultivo tradicional de trigo atraiu um numero considerável de modestos camponeses portugueses. Ao mesmo tempo, surgiram as plantações de cana de açúcar, incentivadas por mercadores e agentes comerciais genoveses e judeus.
Pag. 30
A chegada ao Brasil. O nascimento do Brasil foi cercado de grande pompa. A primeira nau de regresso da viagem de Vasco da Gama chegou a Portugal, produzindo grande entusiasmo. A chegada dos portugueses ao Brasil foi obra do acaso, ou havia conhecimento anterior do Novo Mundo, Cabral estava incumbido de uma espécie de missão secreta.
Bibliografia
Boris, Fausto 1930 – História