Rousseau
- Situação Rousseau
-Situação Atual
Situação Anterior
Henri-Julien-Félix Rousseau nasceu na cidade de Laval, Paris, no dia 21 de maio de 1844. Cresceu em uma família humilde, que não tinha condições de lhe pagar um curso de artes. E essa era a única área que interessava o jovem, que vivia sendo reprovado nos exames da escola onde estudava.
Em 1868, mudou-se para Paris e casou-se com Clémence Boitard, uma costureira. Com ela teve 5 filhos, dos quais 4 morrem precocemente.A partir de 1871 começou a trabalhar na Alfândega de Paris, motivo pelo qual recebeu mais tarde o apelido de “Le Douanier” (Aduaneiro). Rousseau só começou a pintar de vez depois dos 40 anos de idade, após aposentar-se. Para complementar a renda, tocava violino nas ruas.
Com o apoio dos pintores Clemént e Gêrome, iniciou sua carreira como copista de acadêmicos do Louvre, tentativa sem sucesso devido à falta de experiência e singularidade do seu jeito autodidata. Estreando oficialmente em 1885, não foi levado a sério. Seus quadros sem treino acadêmico e uso imperfeito de técnicas de perspectiva não foram aceitos no Salão dos Artistas Franceses, apenas, meio a contragosto, no Salão dos Artistas Independentes (que reunia outros pintores de vanguarda recusados).
Em 1888, a esposa morre de Tuberculose, deixando duas crianças, que logo são enviadas para morar com parentes. O quadro “Retrato de uma Mulher” é uma homenagem a ela.
Em 1890 Rousseau pintou um autorretrato que foi ridicularizado com o termo “retrato paisagem”. Anos mais tarde, em 1996, a tela foi valorizada e virou capa do catálogo especial da Galeria Nacional de Praga, ficando na frente de outras mais famosas. Os quadros ganharam mais atenção no final do século XIX com o auxílio de amigos do pintor. Em 1902 tornou-se professor de técnicas de pintura em miniatura e em porcelana na Association Philotechnique. Um ano depois, morre sua 2ª esposa.
Em 1908, ganhou uma festa no estúdio de Picasso em Montmartrês, que reuniu jovens