Rousseau - ficha de leitura
TGE I – 2014
Título da Obra – Rousseau: da servidão à liberdade
Autor – Milton Meira do Nascimento (05/05)
Unidade de Leitura - Seminário 6 – Jean Jacques Rousseau
1- Tema discutido: Rousseau viveu no período do chamado Iluminismo (ou Século das Luzes) e tinha ligação com outros pensadores importantes dessa época, como Voltaire, Diderot e Hume. Para ele, o homem nascia bom, mas era corrompido pela sociedade. Da mesma forma, o homem nascia livre, mas era acorrentado por fatores, como sua própria vaidade, frutos da corrupção do coração.
2- Ideias Centrais: Rousseau acreditava que através de um contrato social, por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, seria possível garantir a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem estar da vida em sociedade. O contrato social era importante pois os homens, depois de terem perdido sua liberdade natural (quando o coração ainda não havia corrompido), necessitariam ganhar em troca a liberdade civil, sendo tal contrato um mecanismo para isso. O povo seria ao mesmo tempo parte ativa e passiva deste contrato, isto é, agente do processo de elaboração das leis e de cumprimento destas, compreendendo que obedecer a lei que se escreve para si mesmo seria um ato de liberdade.
3- Visão do Estado: O Estado para Rousseau seria constituído como organizador da sociedade civil. Na visão de Rousseau, o soberano deveria conduzir o Estado conforme os desejos de seu povo, que era soberano, já que somente as bases democráticas garantiriam a igualdade jurídica a seus cidadãos.