instalações prediais hidráulicas e sanitárias
Sistema Predial de Água Fria.
Definição
O Sistema Predial de Água Fria em uma edificação é responsável pela captação de água da rede de distribuição e redistribui-la por toda edificação, a fim de proporcionar, através de uma gama de equipamentos, tubulações, conexões e acessórios, o conforto e a higiene necessária aos ocupantes do imóvel, para isso a ABNT (associação brasileira de normas técnicas) normatiza esse sistema através da NBR 5626/98 “instalações prediais de água fria” com o proposito de garantir, as condições mínimas e as exigências referentes ao projeto, de modo a atender a segurança e o conforto dos usuários.
Tipos de Sistemas
Sistema direto: todos os equipamentos, aparelhos e acessórios do imóvel recebem a água direta da rede pública.
Sistema indireto: nesse sistema todos os aparelhos e torneiras recebem a água de um reservatório superior ao imóvel, que por sua vez recebe a agua diretamente da rede de distribuição, caso haja preção suficiente.
Sistema misto: nesse sistema parte dos acessórios e aparelhos são alimentados diretamente da rede publica e outra parte recebe de reservatório superior ao imóvel, mais comum o uso desse sistema em residências.
Principais Componentes da Instalação Predial de Água Fria.
Ramal predial: tubulação que tem a função de levar a água da rede pública para o imóvel, dependendo do sistema (direto ou indireto) canaliza a água para reservatório sob o imóvel.
Reservatório de Água: componente de armazenamento elevado de água para uso posterior nos aparelhos e torneiras do imóvel.
Colar ou Barrilete: canalização horizontal derivada do reservatório e destinada a alimentar as colunas de distribuição.
Colunas de Distribuição: canalização vertical vinda do colar ou barrilete e destina a água para os Ramais.
Ramal: é a canalização ligada a coluna de distribuição de onde recebe a água e destina para os Sub-Ramais.
Sub-Ramal: é a tubulação que recebe a água do Ramal e está