Instalações hidrossanitárias
Aspectos Gerais.
Pode-se entender por instalações hidráulico-sanitárias prediais o conjunto de canalizações, aparelhos, conexões, peças especiais e acessórios destinados ao suprimento de água ou ao afastamento de águas servidas ou pluviais dos prédios, desde a ligação à rede pública de água até o retorno ao coletor público de esgotos ou o sistema individual de tratamento, e também o encaminhamento das águas pluviais a rede pluvial da rua ou demais sistemas que utilizem a água da chuva (reutilização, infiltração no solo, etc).
As instalações hidráulico-sanitárias prediais atendem pelo ao menos dois requisitos básicos: Requisitos | Descrição | Hidráulico | Fornecer água de qualidade apropriada, em quantidade suficiente e sob pressão adequada a todos os aparelhos. | Sanitário | Impedir o retorno de águas poluídas nas canalizações de alimentação dos aparelhos e a entrada de gases de esgotos, de roedores ou insetos nos prédios. |
Existe hoje á disposição do engenheiro uma grande variedade de materiais, como tubulações, caixas d’água, aparelhos e metais sanitários, das mais variadas linhas e modelos. Cabe decidir entre os mais convenientes para cada caso específico.
Outro aspecto importante a ser levado em consideração durante um projeto de instalações hidráulico-sanitárias prediais é sua relação com o projeto arquitetônico. Deve-se haver um perfeito entrosamento com as soluções arquitetônicas e estruturais.
Um projeto de instalações hidráulico-prediais deverá conter: * Instalações de água fria * Instalações de água quente * Instalações de esgoto sanitário * Instalações de águas pluviais * Instalações de prevenção e auxílio ao combate a incêndio * Instalações de Água Fria * As instalações hidráulicas prediais de água fria são contempladas pela norma técnica da NBR 5626/1982, da ABNT.
O objetivo desta norma é “fixar as condições exigíveis quanto à maneira e os critérios pelos quais devem ser