Backup automatico no linux
Carlos Justiniano, Software Architect, Ecuity Inc.
Resumo: A perda de dados críticos pode ser devastadora. Ainda assim, milhões de profissionais ignoram o backup de seus dados. Enquanto motivos pessoais variam, uma das explicações mais comuns é que executar backups de rotina pode ser uma tarefa real. Como as máquinas se distinguem em tarefas mundanas e repetitivas, a chave para reduzir o trabalho penoso e a tendência humana natural para a procrastinação é automatizar o processo de backup.
Se o Linux é utilizado, você já tem acesso a ferramentas extremamente poderosas para a criação de soluções de backup customizadas. As soluções neste artigo podem ajuda-lo a executar backups de rede simples até mais avançados e seguros usando as ferramentas de software livre que fazem parte de praticamente toda a distribuição Linux.
Backups Simples
Este artigo segue uma abordagem etapa por etapa direta, já que você segue as etapas básicas.
Vamos começar com um mecanismo de archive simples, mas poderoso, para uma solução de backup distribuído mais avançada. Examinaremos um script útil, chamado arc, que permite criar capturas instantâneas de backup de um prompt shell Linux.
1. O Script Shell arc #!/bin/sh tar czvf $1.$(date +%Y%m%d-%H%M%S).tgz $1 exit $? |
O script arc aceita um arquivo simples ou nome de diretório como parâmetro e cria um arquivo archive compactado com a data atual integrada no nome de arquivo archive resultante. Por exemplo, se possui um diretório chamado beoserver, pode chamar o script arc, transmitindo para ele o nome do diretório beoserver para criar um archive compactado, por exemplo: beoserver.20040321-014844.tgz
O uso do comando date para integrar uma data e registro de data e hora o ajuda a organizar seus arquivos arquivados. O formato de data é Ano, Mês, Dia, Hora, Minutos e Segundos -- embora o uso do campo de segundos talvez seja exagero. Visualize a