Determinantes que levam uma criança desejar aprender
Podemos afirmar que para Freud “a mola propulsora do desenvolvimento intelectual é sexual” e o que faz com que uma criança queira aprender, o que desperta sua motivação em aprender, primeiramente são os por quês. Quando a criança começa a questionar “por que” de tudo, segundo Freud ela está realmente interessada em saber de onde viemos e pra onde vamos. Há um momento determinante na vida de todas as crianças que é quando elas descobrem as diferenças sexuais anatômicas, é a descoberta de que meninos são providos de pênis e meninas não. De acordo com Freud isso gera uma angústia, que ele definiu como “angústia da castração”, durante essas investigações sexuais infantis surge o complexo de Édipo que segundo a teoria freudiana, ocorre para que a menina se defina como mulher e o menino como homem à partir dos referências dos pais. O sublimar, dominar e ver começa a ocorrer quando as crianças deixam de lado a questão sexual e deslocam seus interesses sexuais para os objetos não sexuais, ou seja, desviando suas energias, mas não deixam de perguntar e continuam querendo saber sobre as questões fundamentais.
Explique o que é aprender e qual a importância do professor no ato de aprender, na visão psicanalítica.
Na visão psicanalítica, o ato de aprender é uma relação de quem aprende com outra pessoa que ensina, só é possível aprender com alguém e não sozinha. Na visão psicanalítica é preciso que haja um professor para que esse aprendizado se realize, porém Freud estabelece condições para que o ato de aprender venha a acontecer, uma delas é um processo chamado dentro da teoria psicanalítica de transferência.
O que são e como ocorrem as transferências?
Transferências são as manifestações do inconsciente, no sentido de estar substituindo algo da experiência vivida passada para outra pessoa. São acontecimentos psíquicos que ganham vida