Ficha de leitura : participação e teoria democrática / rousseau, john stuart mill e g.d.h. cole: uma teoria participativa da democracia

496 palavras 2 páginas
UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE INTRODUÇÃO A CIÊNCIA POLÍTICA

NOME: ALVARO MARINI BERTOLDI

PELOTAS – RS, 16/06/2011
Ficha de Leitura
Nome da autora: Carole Pateman
Título: Participação e Teoria Democrática / Rousseau, John Stuart Mill e G.D.H. Cole: Uma Teoria Participativa da Democracia
Editor: Paz e Terra
Local e data: Rio de Janeiro, 1992
Resumo: Rousseau, John Stuart Mill e G.D.H. Cole dizem que a parte mais importante da democracia é a participação dos indivíduos nas decisões a serem tomadas, e não só na escolha daqueles que vão tomá-las. Eles acreditam que se aprende a participar participando pois a função da participação não é protetora, e sim educativa e afirmam que a democracia não deve se restringir à esfera governamental, mas deve alcançar todas as esferas da sociedade e formas de associação, destacando-se a industrial.
Citações: “Por que é sempre certa a vontade geral e por que desejam todos constantemente a felicidade de cada um, senão por não haver ninguém que não se aproprie da expressão de cada um e não pense em si mesmo ao votar por todos?”
“Ninguém precisa ser senhor de ninguém; contudo, quando alguém é dono de si mesmo e da própria vida, a liberdade é então salientada pelo controle sobre essa vida, exigida antes que se possa descrever o individuo como seu “próprio senhor”.”
“Não aprendemos a ler ou a escrever, a guiar ou a nadar apenas porque alguém nos diz como fazê-lo, mas porque o fazemos, de modo que será somente praticando o governo popular em pequena escala que o povo terá alguma possibilidade de aprender a exercitá-lo em maior escala.”
“O indivíduo não tem controle sobre o vasto mecanismo da política moderna, não porque o

Relacionados