Piso ceramico
A diferença entre a cerâmica e o porcelanato está nos materiais utilizados para produção. A cerâmica é produzida com argila. Já o porcelanato leva feldspato e quartzo prensados, se assemelhando a uma pedra. O porcelanato é queimado a temperaturas mais altas e prensado com maior carga. Por tudo isso, é menos poroso, absorve menos água e tem maior resistência.
Na hora da escolha: deve pensar no tipo de ambiente, considerando a circulação de pessoas, a necessidade de limpeza, a segurança e a presença de água ou areia. Superfícies mais ásperas, como a do porcelanato sem polimento, mostram menos riscos e são indicadas para a entrada da casa. Não é recomendado usar pisos cerâmicos e de porcelanato em áreas inclinadas - eles tendem a provocar escorregões.
O Coeficiente de atrito é um indicador da resistência à derrapagem
(de 0 a 1). Porosidade indica o quanto a peça absorve de água: porcelanatos sem esmalte têm absorção menor ou igual a 0,1% e esmaltados menor ou igual a 0,5%. Já a cerâmica fica entre 6% e 10%. O PEI e o coeficiente de atrito devem aparecer na embalagem.
Principais propriedades dos pisos e revestimentos cerâmicos
*Absorção de água: está relacionada com a porosidade da placa. E esta propriedade influi diretamente em outras como a resistência mecânica, e resistência ao gelo.
*Resistência à Abrasão: Representa a resistência ao desgaste, que ocorre na superfície esmaltada da placa. Desgaste causado pela movimentação de pessoas e objetos. A resistência superficial, em placas cerâmicas esmaltadas (PEI), pode ser divida em seis