Sociedade industrial
Período: 1945 a 1970
Características: tecnologia; relação capital x trabalho
A tecnologia, economia e a ideologia politica são os três pilares que sustentam a sociedade.
Consequências positivas: * Sociedade do bem estar social (o Estado é organizador da política e da economia, encarregando-se da promoção e defesa social. O Estado atua ao lado de sindicatos e empresas privadas, atendendo às características de cada país, com o intuito de garantir serviços públicos e proteção à população.) * 30 anos gloriosos do capitalismo * Welfare state * Sociedade do pleno emprego
Tecnologia: Mecânica
Ate 1929 – liberalismo cálcio de Adan Smith - queda da bolsa de NY a teoria liberal do Smith previa a existência de uma “mão invisível” no mercado que regula a economia e por isso não deve ter influencia do estado. no momento de crise, a partir dessa teoria, o Estado não deveria intervir, pois a crise era prevista como passageira. Posem a crise se aprofundou, entrando o plano do Keynes.
Keynes – social democrata Apresentou uma teoria que rompia totalmente com a ideia liberalista do “deixai fazer”, afirmando que o Estado deveria sim, interferir na sociedade, na economia e em quais áreas achasse necessário. O modelo do Estado intervencionista (Welfare State) foi adotado por muitos países após o fim da Segunda Guerra Mundial, já que a interferência estatal parecia essencial para a recuperação do mundo no pós-guerra.
Taylor
De acordo com Taylor, o funcionário deveria apenas exercer sua função/tarefa em um menor tempo possível durante o processo produtivo (concentração), não havendo necessidade de conhecimento da forma como se chegava ao resultado final.
Sendo assim, o taylorismo aperfeiçoou o processo de divisão técnica do trabalho, sendo que o conhecimento do processo produtivo era de responsabilidade única do gerente, onde o mesmo deveria exercer a supervisão dos trabalhadores para garantia de aplicação