Sociedade indústrial
Elaine Cristina Ribeiro dos Santos
1º Período de Pedagogia
Sociedade Industrial
A sociedade industrial é o resultado das lutas dos trabalhadores em busca de reformas que humanizassem o capitalismo. A sociedade industrial foi aos poucos se transformando em busca de melhorias nas condições de vida do trabalhador. Durante a primeira metade do século XIX, graças ao processo de industrialização, a população de trabalhadores das principais cidades da Europa apresentavam um crescimento significativo, o que ampliou o contraste entre a riqueza e a pobreza.
Paris foi a cidade que teve o maior aumento populacional, embora a industrialização na França não tenha sido tão grande quanto na Inglaterra. Os operários cansados do excesso de trabalho e de uma vida miserável, aglomeravam-se nos bairros dos principais centros industriais.
Em Londres, a pioneira da industrialização, a aglomeração humana em moradias precárias era motivo de preocupação até dos burgueses, pois a epidemia de cólera e febre tifoide se espalhava pela Cidade.
O medo de uma revolta dessa multidão oprimida amedrontava os mais ricos.
Sociedade Pós Industrial
Depois da Revolução Industrial e do processo de industrialização iniciado na Inglaterra, Europa e EUA; e posteriormente, nas regiões periféricas do mundo, a sociedade passou por profundas modificações na organização do trabalho, na cultura e nas relações sociais. Durante e após o processo de industrialização surge a sociedade pós-industrial, com forte tendência para a luta trabalhista, para reorganização do trabalho e voltada para o consumo.
A sociedade industrial tem como base a produção de bens de consumo e o poder de capital nas mãos dos capitalistas, proprietários dos meios de produção. Essa sociedade também desenvolveu a produção e demanda por serviços e a evolução do acesso à informação e o avanço de veículos competentes.
Além da produção de produtos de massa e da oferta de serviços, a sociedade