Roupa-robô
Para Deficientes Físicos
Os japoneses criaram uma tecnologia com um grande potencial econômico e de ajuda a pessoas deficientes.
Ela é uma vestimenta chamada de HAL (Hybrid Assistive Limb) e foi desenvolvida pela Cyderdyne Corporation, que fica no Japão. A vestimenta foi criada com o objetivo de ajudar e melhorar algumas deficiências do corpo humano, principalmente pessoas com paralisias ou lesões na medula espinhal.
A tecnologia empregada no dispositivo os movimentos do aparelho são feitos através do pensamento, mais exatamente por sinais nervosos enviados pelo cérebro para os músculos, e como a roupa está acoplada ao corpo ela responde com o movimento. Possui sensores que enviam sinais nervosos do cérebro para os músculos quando a pessoa se esforça para se mover, colocando o sistema em movimento. A roupa capta então pequenos sinais na pele para mover as articulações de acordo com os movimentos musculares do usuário.
O HAL é um "sistema de controle voluntário", ou seja, permite movimentos ao interpretar a intenção do usuário antes mesmo do movimento real, e é também um "sistema robótico autônomo de controle" que proporciona movimentos humanos com base em um sistema robótico.
A tecnologia apresentada pela fabricante japonesa Cyberdyne pode ter diversas aplicações, como em reabilitação e treinamento físicos, auxílio para deficientes e ajuda em resgates.
Entre os movimentos facilitados pelo sistema estão atividades como caminhar, subir e descer escadas, sentar e levantar de uma cadeira, ou segurar e levantar objetos pesados.
A roupa completa tem 1,60 metro de altura, pesa cerca de 23 quilos e funciona a bateria - que dura pouco menos de três horas.
O aluguel mensal do HAL no Japão custa cerca US$ 2,2 mil o par ou US$ 1,5 mil uma perna e pode ser alugado por qualquer pessoa do