materialdeestudo roboticaemedicina
615 palavras
3 páginas
2010Material de estudo
ROBÓTICA E
MEDICINA
Bárbara Texeira Lisboa
Robótica e Medicina
O uso da robótica na medicina é algo recente, mas vem se mostrando uma integração
bastante
promissora,
começando
a
se
tornar
algo
indispensável.
Quando mencionamos a palavra "robô" podemos pensar em diferentes coisas. Alguns imaginam um humanoide metálico, outros um aparato industrial e outros na perda de sua fonte de trabalho.
Quais as razões de utilizarmos robôs na medicina, em especial nas cirurgias ?
Existem várias, onde podemos citar: velocidade, precisão, repetição, confiabilidade e boa relação custo/benefício. Por exemplo, um braço robótico que sustenta um endoscópio com uma câmera durante uma cirurgia não sofre nenhuma fadiga, não importando quanto tempo dure a cirurgia, não apresentará tremores e realizará o seu trabalho adequadamente, seja na décima ou centésima cirurgia, tal como na primeira.
Claro que o uso de robôs não está restrito apenas a isso. Sua eficácia tem sido demonstrada em outras áreas como na distribuição de remédios dentro de hospitais, robôs para reabilitação, para simulação de traumas e cirurgias, etc.
• Cirurgia Robótica : em um passo mais avançado, em uma cirurgia robótica o robô é quem executa o procedimento cirúrgico controlado por um programa de computador. Neste caso, o cirurgião participa no planejamento do procedimento, mas é um mero observador na execução do mesmo. Com isso asseguramos, entre outras coisas, que não existirão desvios na trajetória planejada, teremos alta segurança com velocidade e manobras totalmente precisas. • Robos em Telecirurgia : telepresença implica um cirurgião operando de uma unidade remota, podendo ser de uma sala ao lado ou há milhares de
1
quilômetros. Isso é feito através de braços robóticos e mediante uma interface que combina retroalimentação visual, auditiva e tátil. Os movimentos das mãos do cirurgião são reproduzidos fielmente pelos braços mecânicos. O cirurgião tem inclusive a sensação de tato