Movimento Circular N o Uniforme
O movimento circular não uniforme, não é um movimento periódico, pois o modulo de sua velocidade varia e, portanto, o tempo de cada volta na circunferência e variável.
Possui aceleração centrípeta e aceleração tangencial .
A aceleração total e a soma vetorial de com .
Exercícios
1) Um ponto material, partindo do repouso, percorre uma circunferência de raio 50 cm em movimento circular não uniforme de aceleração linear 2 m/s². Determine:
a) A aceleração angular do movimento;
b) A velocidade angular e a velocidade linear 10 s após o ponto ter partido.
2) Um ponto descreve um movimento circular não uniforme na periferia de um disco de diâmetro 10 cm, partindo do repouso. Após 10 s, sua velocidade angular é 20 rad/s. Determine quantas voltas o ponto realizou nesse intervalo de tempo.
3) Um móvel realiza movimento circular não uniforme numa circunferência de raio igual a 10 cm. No instante t=0 a velocidade angular é 10 rad/s e 5 s depois é 30 rad/s. Determine aproximadamente o número de revoluções (voltas) que o móvel realiza nestes 5 s. Considere .
4) A velocidade angular de um ponto que executa um movimento circular varia 20 rad/s para 40 rad/s em 5 segundos. Determine a aceleração angular media nesse intervalo de tempo.
5) Um móvel que executa movimento circular tem sua velocidade angular variada de 50 rad/s para 10 rad/s em 8 segundos. Determine sua aceleração angular média nesse intervalo de tempo.
6) Um ponto material, partindo do repouso, percorre uma circunferência com raio de 10 cm. Durante os dois primeiros segundos o ponto descreve um angulo de . Determine:
a) A aceleração angular e a aceleração linear do movimento;
b) A velocidade angular e a velocidade linear no instante t=4s.