Servi O Social No Contexto Da Transforma O
*Bruna
Ambrozin Martins
*Inamar Amaral de Godoi
*Kelli Cristina Silva
*Natalia Caroline Batista Macedo
*Natalia Valéria Alves dos Santos
**Rita de Cássia Diogo
RESUMO: Falar de transformação pede entender o significado sócio-histórico do serviço social, pede o desvelamento do seu desenvolvimento enquanto profissão, das bases teóricos que influenciaram e da atuação dos profissionais no campo das relações sociais travadas na órbita da sociedade. Só compreendemos o quesito transformador da pratica ao entendermos a ação da profissão no campo conflituoso da produção e reprodução das relações sociais dentro da sociedade capitalista.
Palavra - chaves: transformação, serviço social, produção e reprodução das relações sociais.
INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo apresentar o caráter de transformação presente na prática do assistente social, levando em conta as mudanças ocorridas desde do início da profissão até a chegada dos dias atuas.
Procuramos aqui, destacar a importância da profissão em seu nascimento para a classe burguesa, com sua base na igreja católica, passando pela sua aproximação com o positivismo, pelo movimento de reconceituação, pelo desenvolvimento do processo capitalista, sua evolução e as mudanças causadas por esse sistema no mundo do trabalho até a sua aproximação com a teoria social critica pautada em Marx.
Esse resgate histórico é de extrema importância para entendermos o significado transformador da pratica do assistente social para a classe demandatária dos seus serviços.
1.1 As vertentes que iniciou a profissão
O surgimento do Serviço Social no Brasil deu início entre o final da década de 20 e o início da Revolução de 30 com a era ¨ Vargas ¨ firmado na visão positivista de cunho religioso com influência da igreja católica europeia e do tecnicismo norte americano como modelo de caso, grupo e comunidade, com bases nas ciências funcionalista e influenciado no pensamento de Mary Richmond que tinha