rotulagem
FACULDADE DE MEDICINA DO ABC
“Análise da Rotulagem dos Produtos Cosméticos segundo RDC 211/2005”
Santo André
Out / 2013
INTRODUÇÃO
A pele é um dos mais importantes órgãos de nosso organismo. Corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções. Possui texturas diferentes que variam da mais fina, como a localizada nas pálpebras, à mais áspera e resistente como a presente na região palmo-plantar, e atende às nossas necessidades de sobrevivência, como por exemplo:
1. Mantém a temperatura corporal;
2. Protege-nos dos traumas locais e da radiação solar ultravioleta;
3. Atua como barreira seletiva à penetração ou eliminação de diversas substâncias, onde a epiderme é o principal elemento desse controle;
Camadas da pele:
Podemos dividir a pele em camadas, onde encontraremos:
Figura 01 - Camadas da pele
Epiderme
É a camada mais externa da pele, constituída por células epiteliais. Mais resistente e externa , a epiderme é formada essencialmente por células dispostas em camadas, umas sobre as outras denominadas:
Camada basal ou germinativa;
Camada de células espinhosas;
Camada de células granulosas formadas por células contendo grânulos de querato-hialina;
E superiormente a camada córnea composta por células achatadas, mortas e sem núcleo;
Alguns elementos constitutivos da camada córnea lhe permitem fixar a água e evitar o seu desperdício, sendo eles:
1. Células córneas ou corneócitos: possui uma membrana lipídica espessa, formando uma barreira que evita a perda de água. Contêm substâncias higroscópicas capazes de fixar a água.
2. NMF ( fator de hidratação celular): Está situado no interior dos corneócitos e na superfície da epiderme, tendo a função de fixar água nos corneócitos.
3. Filme hidrolipídico: Emulsão A/O que recobre a camada córnea, provém do suor, do sebo e dos corneócitos desintegrados. Possui a função de proteger, hidratar a camada