rotina na educação infantil
Foi realizada na Escola Municipal Maria Odete Souza de Oliveira com à turma de multiseriado, com crianças de quatro, cinco e seis anos. A turma possui vinte e três crianças, entre elas uma com necessidades especiais, para duas educadoras, composto por uma professora e uma auxiliar.
Nossa observação começou no dia três de abril de dois mil e doze, até o dia cinco do mesmo totalizando doze horas de observação, quando chegamos logo fomos recepcionados pela professora Luanda Santos do Nascimento que é a titular da turma a qual fizemos a observação sendo uma turma de multiseriado, a turma como as demais crianças estavam assistindo ao DVD, esperando a hora para ir à sala de aula, que ocorre às trezes horas. Fomos juntamente com a professora titular, a auxiliar e a turma para sala, observamos que as crianças chegam à sala de aula e colocam a sua mochila no seu respectivo nome, logo após já começam a seguir a rotina, as crianças se sentam nas mesas que são coletivas, a sala possui cinco mesas, a professora distribui um brinquedo para cada criança e elas ficam sentados para à atividade livre.
Esse momento poderia ser usado de uma forma mais lúdica, onde em vez das crianças ficarem sentadas poderia ser usado como um espaço para brincar, pois o brincar é fundamental para a construção da autonomia e da identidade. Brincar é, assim, um espaço no qual se pode observar a coordenação das experiências prévias das crianças e aquilo que os objetos manipulados sugerem ou provocam no momento presente. "Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais." (RCNEI,1998,p.22)
À hora da rodinha foi às trezes horas e trinta minutos, as crianças pegaram suas cadeiras fizeram a rodinha com auxilio da professora, que começou com uma