8952623425663

2231 palavras 9 páginas
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho destaca a importância da Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) determinando pontos convenientes para as práticas contábeis e administrativas das empresas.
A Demonstração dos Fluxos de Caixa nos fornece um resumo dos fluxos de caixa relativos a três importantes aspectos da empresa sendo: atividade operacional, atividade de investimentos e atividade de financiamentos. A DFC permite ao usuário ver como o caixa alterou de um período para outro, quais contas foram responsáveis por esta alteração e qual foi o resultado obtido com cada atividade deste fluxo.
O assunto abordado neste trabalho expõe o quanto a Demonstração de Fluxo de Caixa se tornou necessária nas demonstrações financeiras das empresas.
Visando demonstrar a importância da elaboração do Fluxo de Caixa e sua necessidade de implantação nas empresas, o objetivo é explicar as principais características da Demonstração de Fluxo de Caixa e sua estruturação. Identificar as vantagens e desvantagens da Demonstração do Fluxo de Caixa, comparando os métodos diretos e indiretos visando um melhor entendimento das informações a serem esclarecidas. Descrever a estruturação da DFC classificando-as em atividade operacional, investimento e financiamento. Comparar a DRE com a DFC, dando exemplos de métodos diretos e indiretos e análises. Verificar tratamento para pequenas e médias empresas (PME).
A intenção desse trabalho é comprovar a fundamental importância da DFC nas demonstrações contábeis apontando as informações necessárias sobre os reais resultados das empresas e sua situação financeira direcionadas ao público.

2 IMPORTÂNCIA DA DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

A Demonstração do Fluxo de Caixa é um instrumento que possibilita mostrar de forma direta ou indireta as mudanças ocorridas no caixa da empresa, demonstrando as entradas e saídas de dinheiro, ou seja, os reflexos no caixa da empresa. Desde o momento que sai da Demonstração de Resultados até o Balanço

Relacionados