Rotinas na Educação Infantil
Sabemos que nas creches e pré-escolas estão sempre presentes atividades diárias planejadas e aplicadas pela instituição. A partir delas é desenvolvido todo um trabalho de cunho pedagógico que chamamos de rotina. A rotina escolar consiste em uma programação de atividades didáticas que são aplicadas durante o período de permanência da criança dentro da escola. Estas rotinas são desenvolvidas com base em planejamentos ditados pela instituição ou pelo próprio sistema de ensino.
Veremos neste trabalho a importância dessas rotinas no âmbito escolar e suas características. Como são essas atividades? De que forma elas são aplicadas? E quais são seus objetivos? Com base em estudos de autores especialistas no assunto buscaremos compreender o fundamento do trabalho com as rotinas na educação infantil.
2 O TRABALHO COM AS ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2.1 O QUE SÃO AS ROTINAS
A palavra rotina é composta de vários significados, dependendo de sua prática de uso se fundamenta em atividades repetidas no cotidiano. De acordo com o Dicionário Didático de português (apud BARBOSA, 2006, p. 42) a palavra rotina consiste em:
Atos, comportamentos que se repetem sempre do mesmo modo, nos mesmos horários; repetição monótona das mesmas coisas. Hábito de agir que se torna mecânico.
De acordo com as ideias de Barbosa (ano) Podemos dizer que a rotina sugere o que será feito e o determinado momento de fazer, também tem como objetivo organizar as tarefas do dia-a-dia agregando um percurso diário já familiar, ou seja, a mesma coisa, não é novo, como uma maneira repetitiva de trabalhar.
No âmbito educacional não é diferente, as rotina pedagógicas atuam como um meio de organização utilizada nas instituições de ensino infantil para desenvolver atividades cotidianas que facilitam a prática pedagógica, podendo assim dizer que ela colabora com o projeto pedagógico da instituição facilitando o