roteiro h2o2 + ki
Nome dos participantes: Francisco Ramalho (8ºano), Francisca Pedro (8ºano), Henrique Nogueira (8ºano), Inês Rebelo (8ºano) e Inês Lopes (8ºano)
Professora responsável: Ana Amaro
Escola: Externato das Escravas do sagrado coração de Jesus
E-mail: anamaro@colegioescravas.net
Resumo:
É uma experiência química clássica, conhecida como “Pasta de Dentes de Elefante”. Esta experiência consiste na produção instantânea de uma espuma a partir da água oxigenada (peróxido de hidrogénio), utilizando iodeto de potássio como catalisador.
Conceitos:
As soluções de peróxido de hidrogénio são instáveis, apresentando uma decomposição lenta à temperatura ambiente, com formação de água e oxigénio.
A decomposição pode ser acelerada por aquecimento ou ainda à temperatura ambiente na presença de um catalisador. Uma grande variedade de catalisadores poderá ser utilizada na decomposição do peróxido de hidrogénio como por exemplo dióxido de manganês ou iodeto de potássio, entre outros. Nesta demonstração vai-se utilizar iodeto de potássio. Para evidenciar a velocidade de libertação de oxigénio vai- -se adicionar detergente líquido ao peróxido de hidrogénio antes de se adicionar o catalisador.
Segurança:
Antes da realização desta experiência é importante usar luvas de borracha e óculos de protecção, pois a água oxigenada concentrada é muito irritante para a pele.
Reagentes:
Os reagentes são:
Água oxigenada concentrada
Detergente
Corante alimentar
Iodeto de potássio
Material:
Materiais necessários:
Luvas de borracha
Proveta
Espátula
Óculos de protecção
Procedimento:
1) Colocar 40 mL de água oxigenada numa proveta graduada, utilizando as luvas.
2) Adicionar 5mL de detergente à proveta com água oxigenada.
3) Adicionar 4 gotas de corante.
4) Adicionar uma espátula de iodeto de potássio à mistura.
5) Esperar pelo resultado e observar.
Aplicações:
Com esta experiência podemos explicar aos mais pequenos como