Pr Tica N 5 Cin Tica E Equil Brio Qu Mico
Centro de Ciências
Departamento de Química Orgânica e Inorgânica
CINÉTICA E EQUILÍBRIO QUÍMICO
PRÁTICA Nº5
Aluno: Pedro Nonato da Silva Júnior
Matrícula: 367522
Curso: Farmácia – MT 2014.2
Data da prática: 01 de outubro de 2014
FORTALEZA
2014
1. INTRODUÇÃO
Cinética química é a área da química que estuda as velocidades com que as reações ocorrem, e pode-se definir velocidade de reação como a variação da concentração de um reagente ou de um produto com o tempo (M/s).
A velocidade das reações químicas pode ter uma importância tanto prática como teórica: no campo prático, se almeja ajustar as condições para que uma reação ocorra em tempo razoável, não devendo ser tão devagar a ponto de se esperar anos ou tão rápida, resultando numa explosão. Já no ponto de vista teórico, a cinética química se propõe a fazer um estudo da variação de concentração e temperatura para esclarecer mecanismos de reação.
A velocidade de uma reação é pode ser influenciada pela temperatura (quanto maior a temperatura, maior a velocidade de reação) bem como a concentração (um aumento na concentração dos reagentes aperfeiçoam a velocidade de reação), estabelecendo uma relação diretamente proporcional.
Muitas reações químicas ocorrem essencialmente até se completarem, mas outras atingem o equilíbrio em algum ponto entre reação nenhuma e a reação completa em si. O estado de equilíbrio ocorre quando as velocidades das reações direta e inversa forem iguais e as concentrações dos reagentes e produtos não variarem com o tempo.
Um aspecto a ser explorado nesse experimento é o princípio de Le Chântelier, o qual diz “Uma reação química que é deslocada do equilíbrio por uma mudança de condição (concentração, temperatura, volume e pressão) prosseguirá na busca de um novo estado de equilíbrio na direção que pelo menos minimizará a mudança nessa condição.”
2. OBJETIVOS
Esse experimento tem como objetivos:
Determinar a relação entre velocidade de reação e a