Solubilidade
FACULDADE DE CIÊNCAIS E TECNOLOGIA – FCT
DEPARAMENTO DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA – DFQB
FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL III
Profa. Dra. Silvania Lanfredi Nobre
2014
1
INTRODUÇÃO
Esta apostila de experiência foi elaborada para servir à disciplina
Físico-Química Experimental III. Antes de cada experimento, o aluno deve fazer um “plano de trabalho”, baseando-se na leitura cuidadosa do roteiro e na bibliografia indicada para a mesma. Neste plano de trabalho devem constar: 1 – Objetivos do experimento.
2 – Resumo
da
teoria
envolvida
(principalmente
equações
fundamentais).
3 – Roteiro experimental.
4 – Cálculos para preparação de soluções.
5 – Normas de segurança (verificar e os
toxicidade
dos
reagentes
cuidados necessários).
Os roteiros que se encontram nesta apostila não devem ser encarados como uma receita a ser executada, mas como uma sugestão a ser interpretada e melhorada, dando assim margem às contribuições de cada um. As experiências propostas estão relacionadas com as disciplinas
teóricas correspondentes, Cinética Química e Eletroquímica. Envolvem, basicamente, conceitos sobre:
A) Cinética Química: ordem de reação e constante de velocidade, influência da temperatura, força-iônica, catálise heterogênea, etc.
B) Eletroquímica: atividade e coeficientes de atividade; condutâncias de soluções eletrolíticas,
equação
de
Nernst;
medidas
de
força
eletromotriz, etc.
Para cada experimento realizado, o aluno deve conhecer com clareza a questão abordada pela experiência e qual objetivo alcançado.
Os resultados obtidos em uma experiência deverão ser colocados em forma de tabelas e gráficos, e serem discutidos com os conceitos envolvidos no experimento. Adicionalmente, no final do curso de FísicoQuímica Experimental III as equipes terão que propor uma experiência a ser realizado no laboratório, envolvendo conceitos descritos