ANALISE AMBIENTAL
Microambiente – diante da análise interna, observamos que a Forza apresenta como pontos fortes a rapidez no atendimento com simpatia, organização, limpeza, combustível de qualidade e postos em locais estratégicos, o que apresenta um grande diferencial diante da concorrência e garantia de satisfação do cliente. Em contrapartida a ocorrência de rotatividade de funcionários aparece como ponto fraco, devido a migração frequente destes para outros estabelecimentos, talvez em busca de maiores salários. Como por exemplo, muitos vão para o mercado naval.
Macroambiente – Em analise externa, em que forças sócias maiores afetam todo o microambiente, discutiremos como a empresa se comporta frente à força tecnológica, natural e legal.
Tecnológica→ todo ambiente estruturado é supervisionado e monitorado pela diretoria através da automação que é a informatização de todas as operações interna da empresa bem como a integração desses processos com a parte externa. Um exemplo é o processo de conferência e fechamento de caixa de todos os postos na unidade matriz.
Natural→ a empresa dispõe de autorização do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) que tem como missão proteger, conservar e recuperar o meio ambiente para promover o desenvolvimento sustentável. O instituto recolhe as sobras de produtos que são nocivos ao meio ambiente, e estes voltam para a refinaria onde são recondicionados e retornando para a revenda.
Foi observado que todos os tanques de combustíveis têm