roteirização
Canais de distribuição: Juliana
Conceito: são conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar um produto ou serviço para uso ou consumo. É constituído pelo conjunto de pessoas ou organizações que promovem e facilitam a circulação dos produtos, desde o produtor ao consumidor final. O conjunto de entidades localizadas entre o produtor e o consumidor final são designadas como intermediários,e o número de intermediários vai determinar o tipo de Canal de Distribuição. Retrata a importância dos canais de distribuição afirmando que ter um bom produto não basta é necessário que ele chegue até o consumidor no menor tempo e nas melhores condições de exposição custo e uso. Desta forma o fabricante precisa administrar suas relações com seus distribuidores. Quanto à estrutura do canal de distribuição, Fleury (2000) afirma não existir um modelo ou definição da melhor estrutura para todas as empresas que comercializam produtos similares.
O canal de distribuição está inserido na cadeia logística, e seus participantes são Fabricantes, Atacadistas/ Distribuidores, Varejistas e Consumidor final.
Objetivos do canal de distribuição :
* Disponibilizar produtos com rapidez;
* Reforçar potencial de vendas;
* Fortalecer cooperação entre os componentes da C.S;
* Facilitar fluxo de informação e material;
* Reduzir custos de forma integrada;
Funções do canal de distribuição :
* Induzir a demanda;
* Satisfazer a demanda;
* Serviços pós-compra;
* Troca de informações;
Carol
Tipos de Canais: Assim sendo, existem 3 tipos de Canais de Distribuição: Canal Direto – canal em que não existem intermediários, isto é,o produto transita diretamente do produtor para o consumidor final.Têm a vantagem de ser completamente controlados pelos produtores e de proporcionarem um melhor conhecimento do mercado;por outro lado, têm o inconveniente de não permitirem uma grande dispersão geográfica.
Canal Curto –