INOVAÇÃO CONSTRUÇÃO CIVIL
A inovação tecnológica é um processo iniciado a partir de uma idéia técnica e que se concretiza na geração de um novo produto ou processo produtivo (JACOSKI, 2003). Diante da grande demanda, o setor da construção civil vem repensando os seus sistemas construtivos para otimizar os processos, tornando as obras mais ágeis. Na construção civil, especificamente no sub-setor edificação ocorreram grandes avanços em relação à introdução e difusão de novas tecnologias, abrangendo materiais e componentes, e difusão de novas técnicas construtivas (Gasparin, 2010).
Novos materiais e sistemas reduzem o tempo de obra e diminuem os custos finais proporcionando a uma maior parte da população acesso a moradias dignas e de baixo custo. Novas tecnologias vêm substituindo materiais e equipamentos tradicionais por outros alternativos proporcionando redução de custos, aumentando o conforto e preservando a natureza.
Atualmente é possível que prédios do Japão resistam a 8,9 graus na escala Richter. Um terremoto com essa magnitude no Brasil causaria certamente uma catástrofe de proporções incalculáveis. Mesmo com todos os estragos que esses abalos sísmicos provocam, o saldo positivo no país ainda é maior. A tecnologia utilizada nas construções ameniza os impactos e mantém, na maior parte das vezes, os prédios intactos.
Acreditava-se que o território brasileiro era imune a ocorrência de terremotos, hoje já se sabe que essa informação é um tanto quanto precipitada, uma vez que regiões brasileiras indicam que seria prudente considerar, nesses lugares, esta força na hora de projetar uma estrutura.
JUSTIFICATIVA
O crescimento das populações, e consequentemente, dos centros urbanos, provoca, desta forma, escassez dos espaços e tornando os edifícios altos. Tais edificações, pelas suas características de altura e concentração de massa são relativamente vulneráveis ao colapso quando se apresenta um dos fenômenos mais destrutivos da natureza, os terremotos.
Terremotos são