Rotações
ENSAIO DE TRAÇÃO COM EXTENSÔMETRO
Caxias do Sul
10 de Setembro de 2012
MAURÍCIO MENDES DA SILVA
ENSAIO DE TRAÇÃO COM EXTENSÔMETRO
Resultados Ensaio de tração apresentados à disciplina de Laboratório de materiais e Metalografia– UCS, Curso de Engenharia de Produção como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia.
Professor:
Gilmar Tonietto
Caxias do Sul
10 de Setembro de 2012
Objetivo Geral
Determinar o módulo de elasticidade e a tensão de escoamento do material metálico Aço SAE 4340 de dureza 104HRB.
4
Introdução
Através de ensaios realizados anteriormente em aulas didáticas deste módulo, o trabalho a seguir vem para demonstrar o quanto é importante e necessário o conhecimento das características de cada material a fim de projetar e prevenir acidentes provocados pelas excessivas condições de uso de certos materiais. Exemplo: eixo de um automóvel.
O aço a ser ensaiado, SAE 4340 é de excelente temperabilidade e muito usado em virabrequins em geral para veículos automotores na indústria.
5
Revisão Bibliográfica
1. Ensaio de Tração
É um dos métodos mais comuns de ensaios de tensão-deformação. Uma amostra é deformada, geralmente até a sua ruptura, mediante uma carga de tração gradativamente crescente que é aplicada uniaxialmente ao longo do eixo mais comprido de um corpo de prova. Segue um corpo de prova padrão.
Figura 01: Corpo de Prova Padrão. Origem: Callister, pág.80
Figura 02: Corpo de Prova Padrão. Origem: pessoal Maurício Mendes da Silva
Normalmente a secção reta é circular, porém corpos de prova retangular também são usados. Durante o ensaio, a deformação fica confinada a região central mais estreita do corpo de prova que possui uma secção reta uniforme ao longo do seu comprimento.
Dentre os vários valores dispostos no corpo de prova estes serão usados para cálculos de ductilidade, alonga mentos resultantes etc.
O resultado de um ensaio de tração é registrado em um