Rotatividade
Os índices de rotatividade de pessoal foram avaliados no período de novembro de 2009 a abril de 2010, sendo representado pela figura abaixo as médias por restaurante.
Os motivos para os desligamentos dos colaboradores são: 45,3% em virtude de outro emprego, seguido por baixo salário 13,3%, desídia (falta sem justificativa) 13,1%, adaptação ao serviço 12,3%, baixa produtividade 7,7%, mudança de endereço 5,3%, redução do quadro 2,7% e por último término do contrato 0,3%.
Os motivos: outro emprego, baixo salário,
; baixa produtividade, redução do quadro e término do contrato são demissões sem justa causa e desídia é demissão por justa causa.
Observa-se que quase 50% dos desligamentos é em virtude de outro emprego e mais de 13% é por baixo salário, se somado representa quase 60% dos motivos de desligamento, fato que deve ser destacado, visto que ao sair da rede de fast food por outro emprego o colaborador busca principalmente melhores salários, por isso é coerente dizer que o principal motivo da alta rotatividade é o salário oferecido pela rede, já que os colaboradores recebem por hora e a maioria destes não chegam a receber um sálario mínino ao mês. Em estudo realizado por MELLO (2010), 41,4% dos motivos de desligamentos estão relacionados à proposta melhor / salário muito baixo.
Os demais motivos podem ser justificados pela baixa faixa etária, tendo o colaborador que seguir com sua família, no caso de mudança de endereço, ou pelo despreparo profissional, visto que em muitos casos é o primeiro emprego, nos motivos adaptação ao trabalho, baixa produtividade e desídia.
Segundo dados fornecidos pela alta direção da rede de fast food 32% dos colaboradores contratados saem antes de completar os 90 dias. A alta direção da rede atribui à esse valor a falta de