Rotatividade
Rotatividade: Segundo Chiavenato (1999) “define e relaciona mercados de trabalho e mercado de recursos humanos. Aborda a rotatividade de pessoal como uma despesa que pode ser evitada se houver mais critério e atenção na seleção de mão-de-obra. A rotatividade alta reflete na produção, no clima organizacional, relacionamento interpessoal. O autor alerta que para combater a rotatividade é preciso detectar as causas e determinantes.”
De acordo com a citação do autor Chiavenato, podemos concluir que a empresa deve captar e selecionar funcionários de acordo com a visão e missão da empresa, pois dessa forma os níveis de produção se tornariam cada vez mais crescentes.
A rotatividade é um fator que prejudica toda a estrutura da empresa, pois mexe com as peças essenciais os funcionários, pois nenhuma empresa sobrevive sem funcionários e sem a produção deles resultante.
Levando isso em consideração, observamos que a empresa ICEP BRASIL possui alto nível de rotatividade, e os aspectos causadores são: recrutamento e seleção de pessoas incompatíveis com a missão e os valores da empresa, acúmulo de tarefas e funções, aumento crescente com processos demissionais e uma liderança na qual precisa desenvolver melhor suas habilidades e competências e agregar em seus conhecimentos a empatia, a relação interpessoal motivando cada vez mais seus funcionários, tornando o clima organizacional satisfatório e agradável alcançando de forma mais ágil os objetivos e metas da organização.
Sendo assim o diretor presidente tendo uma função de liderança ele deve trabalhar com os colaboradores e não sobrepor sobre