Rotatividade
O Projeto Metrópole
Desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae em Goiás) desde
2003, o projeto tem como principal objetivo criar um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, por meio da inclusão social e da cultura empreendedora.
O Metrópole foi criado para atender a negócios de pequeno porte de alguns segmentos do comércio e serviços do município de Goiânia. Atualmente atua em 17 grupos, conhecidos como células empresariais. “A criação deste projeto foi decisiva para o sucesso de várias ações, pois temos conseguido realizar uma conscientização benéfica quanto às vantagens de se trabalhar num ambiente de cooperação, com empresários de um mesmo segmento. Nosso foco é estabelecer parcerias e consolidar as ações que o Sebrae realiza para estimular o desenvolvimento das micro e pequenas empresas”, analisa o gestor do projeto Metrópole no
Sebrae em Goiás, Joubert Amado.
As ações realizadas junto às empresas incluem consultorias empresariais, treinamentos, palestras, missões, caravanas e acesso a feiras, seja como visitante ou como expositor. De acordo com o gestor, o projeto propicia a troca de experiências entre os grupos de trabalho da mesma célula empresarial, possibilitando a solução de problemas que afetam as empresas.
“Com empresas fortalecidas, é possível gerar mais empregos e distribuir melhor a renda, proporcionando maior qualidade de vida. Além do mais, estes empreendedores estão atuando como multiplicadores e compartilhando seus conhecimentos, inclusive com as ações na Feira do Empreendedor”, complementa Joubert.
A Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae, com o patrocínio do Banco do Brasil, Caixa
Econômica Federal, Listel Publicar, UTI/Vida, Instituto Flamboyant, Scitech Produtos Médicos,
Brasil Telecom e Sama. Conta com o apoio da Agência de Fomento do Estado de Goiás,
Correios, Multidata, Data Easy, Associação das Floriculturas e Viveiros do Estado de Goiás,