Genetica
Aborto. Interrupção da gravidez, que pode ocorrer espontaneamente ou ser provocada. O aborto provocado é utilizado como método anticoncepcional.
Ácido Nucléico. Macromolécula formada por fosfato, glicídio (pentose) e bases nitrogenadas, presentes nas células de todos os seres vivos. Há dois tipos de ácido nucléico: ácido desoxirribonucléico (DNA) e ácido ribonucléico (RNA). Estão relacionados ao controle das atividades celulares e à hereditariedade.
Aconselhamento Genético. Avaliação dos riscos de um casal vir a gerar descendentes portadores de anomalia de caráter hereditário.
Aglutinina. Anticorpo natural presente no sangue de determinadas pessoas, capaz de provocar aglutinação de hemácias que possuam o aglutinogênio complementar. No grupo sangüíneo AB0, pessoas do tipo A têm aglutinina anti-B, pessoas do tipo B têm aglutinina anti-A, pessoas do tipo AB não têm aglutininas e pessoas do tipo 0 têm ambas as aglutininas, anti-A e anti-B. Ver também Grupo Sangüíneo do Sistema AB0.
Aglutinogênio. Substância presente na superfície das hemácias que provoca aglutinação ao reagir com uma aglutinina complementar. No grupo sangüíneo AB0 há dois tipos de aglutinogênio, A e B. Hemácias do tipo A contêm apenas aglutinogênio A; hemácias do tipo B contêm apenas aglutinogênio B; hemácias do tipo AB contêm ambos os aglutinogênios; hemácias do tipo 0 não contêm nenhum dos dois aglutinogênios. Ver também Grupo Sangüíneo do Sistema AB0.
AIDS. Sigla para a expressão inglesa Acquired Immunodeficiency Syndrome (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Deficiência imunitária provocada por um retrovírus (HIV) que ataca as células responsáveis pela defesa do organismo humano (linfócitos). A queda na imunidade permite que se instalem diversos agentes