rosemary stewart
1.Compare o teocentrismo da Idade Média com o antropocentrismo renascentista.
R:. Teocentrismo: O teocentrismo foi um dos acontecimentos que marcou a Idade Média, entre os séculos IV e V, onde o teólogo Santo Agostinho realizou um estudo sobre a salvação espiritual e a condição do homem no mundo. Por meio de explicações determinou que o homem fosse corrompido pelo pecado original. Desse modo o ser humano acabava agregando à condição da criatura inferior, imperfeita, poluída e mortal.
De acordo com suas palavras, podemos ver que Agostinho eram fortemente influenciadas pelas guerras e invasões que demarcavam o Império Romano
No mundo feudal, com a carência de instituições de ensino, a Igreja teve o , monopólio do conhecimento na época.
Antropocentrismo: Muitas pessoas o identificam como uma das ações que marcam a Renascença e o próprio desenrolar da Idade Moderna, colocava o homem no centro das coisas, a postura antropocêntrica manifestava-se em obras de arte nos tratados filosóficos.
Muitos podem dizer que o Antropocentrismo tenha nascido como uma resposta contrária aos modos de agir e pensar da Idade Média. Com esse tipo de agurmentação, o comportamento subordinado e místico do religioso homem medieval, seria trocado pela figura de um novo homem interessado em falar de seus problemas e das demais coisas terrenas.
Já no século XII, podemos ver que o diálogo com as idéias greco-romanas, que são de grande traços antropocêntrico, começavam a se desenvolver em alguns escritos da época. No século seguinte, Santo Tomás de Aquino, influenciado por Aristóteles, registrava que o homem deveria ser posto com uma criatura privilegiada ao ser dotada de razão.
Com isso, vemos a configuração de um contexto medieval em que o Antropocentrismo já se desenvolvia enquanto possibilidade de compreensão do mundo. Assim sendo, determinar que o Teocentrismo fora dominante em toda Idade Média ou que o Antropocentrismo seja uma ruptura com a figura divina,