Empreendedorismo
CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – EMPREENDEDORISMO
NOMES: RA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ETAPA Nº 01
PROFESSORA:
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO
JOINVILLE, 20 DE MARÇO DE 2012
DIFERENÇA ENTRE ADMINISTRADOR E EMPREENDEDOR
Estaremos abordando neste trabalho os conceitos de empreendedor e administrador, mostrando a diferença entre ambas funções.
Empreendedor e administrador existem três pontos similares: demandas (especificam o que tem que ser feito), restrições (são fatores internos e externos que limitam o trabalho administrativo) e alternativas (Identificam as opções que o responsável tem na determinação do que e de como fazer) - (Rosemary Stewart).
Segundo Kotter o administrador cria e modifica agendas, incluindo metas e planos para a sua organização e desenvolvem redes de relacionamento s cooperativas para implementá-los.
Em sua maioria esses gerentes são ambiciosos buscam poder, são especializados, tem temperamento imparcial e são otimistas.
Administrador: planejar, organizar, dirigir e controlar (Henry Fayol).
Empreendedor: são visionários, sabem tomar decisões, indivíduos que fazem a diferença, sabem explorar ao máximo as oportunidades, são determinados, dinâmicos, dedicados, otimistas, apaixonados pelo que fazem independentes e constroem o próprio destino, ficam ricos, são líderes, formadores de equipes, bem relacionados, organizados, planejam, possuem conhecimento, assumem riscos calculados, criam valor para a sociedade. (Stewart, Mintzberg, Kotter).
Segundo o PLT 137 pode-se dizer que os aspectos referentes ao empreendedor: iniciativa e paixão pelo que faz, utiliza os recursos disponíveis, assumem riscos calculados e a possibilidade de fracassar.
O empreendedor é um administrador, mas com diferenciais consideráveis em relação aos gerentes ou executivos de