Rosa luxemburgo
Militante ativa e inteligente, teve deixar a polônia aos 18 anos para evitar ser presa e foi para Zurique. Em 1898, se para a Alemanha.
A partir de então, se tornaria figura destacada nos importantes debates travados dentro do socialismo europeu. Destacou-se de imediato por ocasião da controvérsia revisionista com a obra "reforma social ou revolução". A melhor Contestação marxista ao reformismo. Enquanto o capitalismo persistisse, afirmou rosa, suas crises e contradições nao poderiam ser vencidas e, afirmar o contrario, significava extirpar o próprio do marxismo, negando os fundamentos do objetivos do projeto socialista e convertendo-o numa utopia abstrata.
Por isso, o movimento dos trabalhadores jamais deveria perder de vista seu fim ultimo: a conquista do poder pela revolução
Na obra "questões de organização da social democracia russa" (1904), rosa interveio no debate entre LENIN e os mencheviques , criticando o primeiro por sua concepção de um partido de vanguarda muito centralizado, sendo uma tentativa de exercer tutela sobre a classe operaria.
Os temas de toda a produção de rosa luxemburgo eram a iniciativa independente, o movimento espontâneo dos trabalhadores, a sua capacidade de aprender com a própria experiência e sua consequente necessidade de uma organização democrática de bases amplas.
Rosa propôs ainda a greve de massas como a forma por excelencia da revolução proletária.
- Eduard bernstein (1850-1932)
Entre 1896 e 1898, bernstein procurou rever o que considerava como aspectos superados, dogmáticos, nao científicos ou ambíguos do marxismo.
Em 1899, publicou "os pressupostos do socialismo e as tarefas da social- democracia", onde põe em questao as prevenções marxistas sobre crescimento da concentração industrial e a intesificacao das crises econômicas, bem como a teoria da pauperizacao da classe operaria.
Bernstein argumentou em favor de uma perspectiva de "avanço constante" da classe operaria em