Resenha rosa de luxemburgo
O filme busca abordar a idéia fundamental em que se sustenta toda sua concepção de política, deixando um legado político inspirador. A marca principal de suas idéias é a noção de que a vida pública ativa é fundamental para o sucesso de qualquer projeto revolucionário, e aparece de diversas formas, sendo que Qualquer transformação social depende fundamentalmente da participação ativa e criativa das camadas populares.
O poder político instituído pode e deve ser transformado de acordo com a ívontade da massa, transformando-o numa forma de poder mais adaptada aos desejos e necessidades da massa. E a emancipação social é um processo que proporciona a emancipação humana, assim, o socialismo não é apenas um novo sistema no plano político, econômico e social, é novo também no plano moral, ou seja e preciso não só construir um novo poder, mas também um novo conjunto de valores capazes de orientar esta sociedade.
As massas trabalhadoras devem ser sempre o centro revolucionário , pois a classe operária é o mesmo que conjunto das massas oprimidas, deste modo, não pode haver revolução sem a intervenção dessas camadas populares. Segundo Luxemburgo, a luta revolucionária era algo que se aprende na prática, sem que haja necessariamente um plano preestabelecido, não há uma teoria acerca da ação que se aplique na prática. A revolução não é algo preconcebido, ela é uma construção coletiva, fundada na participação maciça das camadas populares. A consciência de classe está profundamente ligada ás experiências da prática, é um produto da ação humana, e com o aprendizado vindo da experiência na luta, traz um caráter formador indispensável, o que resulta num valioso crescimento a saltos em inteligência e em civilização do proletariado, com uma garantia inquebrável e irresistível ao progresso posterior da luta tanto econômica como política. A idéia é de que as organizações dos trabalhadores devem ser a expressão dos desejos e