Rosa Luxemburgo
Rosa Luxemburgo nasceu no vilarejo de Zamosc na Polônia (na época controlada pelo império Russo) no dia 5 de janeiro de 1871. Filha de Eliasz Luxemburgo um comerciante de madeira e de Line Lowenstein.
No ano de 1873 por problemas financeiros a família Luxemburgo migrou para Varsóvia buscando melhores condições.
Em 1880 Luxemburgo ingressa em uma escola (ginásio) onde conclui o estudo em 1887. Passando no mesmo ano pelo exame Abitur (exame que é dado para estudantes que concluíram o ensino médio para ingressar a uma faculdade. “Vestibular”). Enquanto estudava Luxemburgo entrou para o “partido do proletariado” onde organizou uma greve geral, que resultou na morte de quatro lideres e a dissolução do partido (Partido Proletariado), no entanto as atividades do partido continua secretamente promovendo eventos com membros que também conseguiram escapar da prisão.
Entra para a universidade de ciências aplicadas de Zurique (Alemanha) em 1887. Ainda atuando em atividades revolucionarias enquanto estudava.
Nesse período na Alemanha (1897) teve um casamento arranjando com Gustav Lubeck, para conseguir a cidadania alemã. Conseguindo no próximo ano (1898) a cidadania desejada. Porem logo em seguida (1902) se divorciou de Gustav Lubeck.
Rosa Luxemburgo teve contato com alguns partidos nesse período, como o Partido Social Polonês (PSP) e o Partido Operário Social Democrata Russo (POSDR). Porem não demorou muito para que ela se opusesse aos partidos pois seus ideais eram diferentes dos dela. Assim sendo se afastou e ajudou a fundar o Partido Social Democrata do Reino da Polônia ao lado de Jogiches. (Jogiches foi líder do Partido Social Democrata (PSP).
No ano seguinte, mudou-se de Zurique para Berlim, se juntando ao Partido Social Democrata da Alemanha. Logo após se juntar ao partido, a agitação revolucionária de Luxemburgo começou a se formar. Expressando questões centrais no debate da social democracia alemã da época, ela escreveu Reforma ou