democrecia juritica
551 palavras
3 páginas
1- Em que sentidos costumamos usar a palavra política? Usamos a palavra política ora para significar a uma atividade especifica – o governo -, realizada por um certo tipo de profissional – opolítico -,ora para significa uma ação coletiva – movimento estudantil nas ruas – de reivindicação de alguma coisa, feita por membros da sociedade e dirigida aos governos ou ao Estado.
2- Que fatos contribuem para que se tenha uma visão negativa da politica?
Políticos corruptos, eleitores corruptos, eleitores "esquecidos", eleitores ignorantes, governantes gananciosos, falta de investimento no tripe social (saúde, educação e segurança), apoio a classe dominante
3- Que significa afirmar que as ideias de igualdade e liberdade como direitos civis dos cidadãosvão muito além de sua regulamentação jurídica formal?
Significa que os cidadãos são sujeitos de direitos e que, onde tais direitos não existam nem estejam garantidos, tem-se o direito de lutar por elese de exigi-los. E é esse o cerne da democracia. O homem é um ser de direitos, institui a democracia.
4- Em que momento podemos dizer que uma sociedade – e não um simples regime de governo – é democratica ?
Dizemos que uma sociedade(e não um simples regime do governo) é democratica quando, além de eleições, partidos politicos, divisão de três poderes da republica, respeito a vontade da maioria e das minorias, intitui algo mais profundo, que é condição do proprio regime politico, ou seja, quando institiu direitos.
5- A democracia grega era direta; a moderna representativa O que isso significa?
Em atenas aquele que eram considerados cidadaos participavam diretamente das assembleias e decidiram os rumos politicos da cidade. Haia, portanto, em Atenas, uma democracia direta.Em nossa epoca, a democracia direta praticamente não existe mais. Os estados foram ficando, com o tempo muito complexos, com extensos teritorios e populações numerosas. Tornou-se inviavel a proposta dos proprios cidadoes exercerem diretamente