rondon
Resumo
Os conceitos básicos de Economia, direito administrativo e de recursos humanos na administração pública foram imprescindíveis para a nossa construção empírica no desenvolver das habilidades teóricas para o nosso fazer profissional. A Economia envolve todos os setores existentes em uma sociedade. As famílias e as empresas estão ligadas em uma relação de bens e serviços. No direito administrativo tanto o servidor como o cidadão se tornam mais conscientes de seus papeis no contexto em que estão inseridos. As regras e diretrizes que normatizam a coisa pública permitem a fiscalização e a eficiência daquele que presta o seus serviços à sociedade. O desempenho profissional do servidor público se torna fundamental para uma boa administração dos recursos disponibilizados para atender os usuários da máquina governamental.
Palavras chave: Economia; administração pública; direito.
1. Introdução
Os temas de introdução à economia, direito administrativo e recursos humanos na administração pública nortearam este trabalho de atividade supervisionada. Os questionamentos propostos pelo trabalho foram respondidos através do conhecimento adquirido nas aulas do curso de Serviços Públicos do IFPR. O que foi descrito advém da nossa Constituição Federal e do livro texto do curso. Baseado nas teorias estuda foi percebido que o critério de exoneração do prefeito foi restritamente pessoal e sem precedentes de culpabilidade dos funcionários de carreira. O nosso texto Constitucional normatiza os casos em que há a exoneração e permitida no funcionalismo público.
2. Desenvolvimento
No artigo 37 da Constituição Federal descreve que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade,