Oficina Rondon
ALUNOS (AS) RESPONSÁVEIS: MATRICULA:
Angélica M. Batista
JUSTIFICATIVA: Focalizar a importância do aproveitamento integral dos alimentos que além de diminuir os gastos com alimentação melhora a qualidade nutricional do cardápio, reduzindo o desperdício de alimentos como cascas, talos e folhas tornando possível a criação de novas receitas.
PUBLICO ALVO: A oficina é direcionada a jovens e adultos interessados no assunto, assim como funcionários de escolas e líderes em geral da comunidade, capazes de serem futuros multiplicadores.
OBJETIVOS: Realizar oficinas voltadas para a comunidade do município, com objetivo de conscientizar sobre o reaproveitamento das partes dos alimentos que posteriormente iriam para o lixo. Visando uma mudança de hábitos e valores em relação ao que seria considerado “lixo”. Ensinando a utilizar apenas o necessário, atitudes que evitam o desperdício de alimentos e o acúmulo de sobras, sugerindo um cardápio saboroso e mais econômico.
METODOLOGIA: Oficinas com atividades práticas, utilizando receitas e dicas sobre hábitos alimentares, para o aprendizado de diferentes preparações com o mesmo alimento e da utilização de cascas, folhas e talos (partes não convencionais dos alimentos), além de ressaltar informações nutricionais de alguns desses alimentos em questão.
CARGA HORARIA: 10 horas semanais podendo ser divididas em 2horas por dia, durante a manhã ou à tarde, de acordo com a demanda da população.
RESULTADOS ESPERADOS: Eliminar alguns preconceitos alimentares, desmistificando a falta de sabor dessas preparações, trazendo um aprendizado diferencial para que comunidade monte um cardápio equilibrado e criativo. Combatendo assim o desperdício com a utilização das partes não-convencionais de alimentos anteriormente descartados.
AVALIAÇÃO: Questionário
1. Como foi a dinâmica das oficinas?
2. Quantos adultos e jovens,