Romantismo resumido
Um amor que leva os homens às últimas consequências. Este era o sentimento que aflorava no século XVIII. O Romantismo era uma reação ao Iluminismo[->0] que exaltava o homem que era dominado pela Razão.
Os intelectuais românticos defendiam o individualismo, os sentimentos de cada um. Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Goethe, foi a obra que melhor expressou os ideais românticos[->1] na Europa.
Por causa deste livro, muitos jovens se suicidaram.
O ideal romântico tinha, entre outros lemas, morrer jovem, morrer por amor. A obra de Goethe trata exatamente disso: a força que a dor de um amor não correspondido exerce sobre o jovem apaixonado.
O Romantismo teve início na Alemanha e na Inglaterra, em fins do século XVIII. Nesse período, houve muitas mudanças em relação à Literatura que se fazia anteriormente: a poesia ficou mais rica, foram criados os romances e os teatros nacionais, e o público leitor aumentou consideravelmente.
No Brasil, o Romantismo se estendeu durante o século XIX. O marco inicial do Romantismo no Brasil foi a publicação deSuspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.
Contexto histórico do Romantísmo
O Romantismo no Brasil teve início em 1836 com a publicação de Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães. Mas bem antes disso, várias situações históricas contribuíram para criar um contexto histórico para o surgimento dessa escola literária no país.
|
· Vinda da Família Real Portuguesa[->2] em 1808.
· Abertura dos Portos[->3] às Nações Amigas.
· Criação de bibliotecas, entre elas a Biblioteca Nacional.
· Criação de escolas superiores.
· Permissão para o funcionamento de tipografias, que até então eram proibidas.
Características do Romantismo
A Literatura Romântica é feita essencialmente de sentimentos. Não há espaço para a razão, ou melhor, a razão é sempre sufocada pelas emoções.
|
Nessa época, o ser humano precisava firmar e expressar seus sentimentos da